Bolas de futebol protagonizam espetáculo sobre sonhos e desejos (Foto: Divulgação)
GAROTADA TEATRO E CIRCO

Sonhos de infância inspiram o espetáculo “A Bola: Histórias que rolam”

Peça integra a programação do Biblioteca Viva e será encenada entre os dias 12 de abril e 26 de junho

Releitura da obra “O chute que a bola levou”, de Ricardo Azevedo, a peça “A bola: histórias que rolam” é fruto da parceria com o diretor Pedro Pires. A montagem, contemplada pelo Prêmio Zé Renato de Teatro, conquistado em 2013, recebeu também o prêmio FEMSA de melhor texto infantil adaptado do estado de São Paulo, e será encenada em bibliotecas municipais entre os dias 12 de abril e 28 de junho, integrando o programa Biblioteca Viva.

Ao cumprir a proposta de teatro-narrativo, com o intuito de ampliar a imaginação da criança por meio de um cenário simples, a dramaturgia conta a história de bolas de futebol que estão à venda na vitrine de uma loja e desejam realizar seus sonhos assim que forem compradas, como por exemplo, jogar com os maiores craques dos grandes times. Acontece que a realidade se mostra oposta às suas expectativas e o espetáculo se torna uma grande metáfora da vida.

“O público se sensibiliza ao perceber que todos os desejos das personagens são realizados mesmo que alguns tenham ganhado novos significados. Enquanto as crianças se divertem durante o espetáculo, os adultos refletem porque se dão conta do dever de resgatar a leveza da vida. A grande proposta é mostrar por meio do lado coletivo, humano e poético do futebol, que não podemos nos esquecer de sonhar”, conclui Tatiana Rehder, atriz do Grupo.

O texto foi construído a partir do resgate da memória dos sonhos de infância das atrizes do elenco e da investigação do brincar com o objetivo de trabalhar a identidade das personagens e a concretização desses sonhos no plano da fantasia enquanto crianças.

Por Juliana Pithon

A Bola: Histórias que rolam