Fabiana Cozza é a convidada do Pagode da 27, no dia dia 2, no Boulevard São João.
MÚSICA

Secretaria Municipal de Cultura promove shows no centro da cidade em homenagem ao Dia do Samba

Programação acontece de 1º a 10 de dezembro e contará com shows de Pagode da 27, Samba de Rainha com participação de Marina De La Riva, Samba da Vela, Glória ao Samba, dentre outros; Casas de Cultura completam a programação

Celebrado em 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba terá, em São Paulo, uma programação especial para comemorar a data. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a série de shows traz nomes relevantes da cena do samba ao Centro da cidade.  Todas as apresentações são gratuitas.

“O samba é um estilo musical querido dos paulistanos. Com essa comemoração ao ar livre, a SMC quer reunir o público em pontos estratégicos do Centro para dançar e se divertir, honrando o legado dos grandes sambistas e abrindo espaços para as novas vozes do gênero”, pontua o secretário André Sturm.

A Praça do Patriarca inicia as comemorações no dia 1º de dezembro, às 18h, com o show do grupo Samba de Rainha, que recebe como convidada a cantora Marina de La Riva, para homenagear as grandes vozes femininas deste gênero musical. O repertório conta com músicas de Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Alcione.

No dia 2, é a vez do Boulevard São João receber uma programação especial, com apresentação das rodas de samba da Comunidade Pagode da 27 e sua convidada  especial, a sambista Fabiana Cozza, que trazem ao palco o samba de raiz e releitura de clássicos, às 16h

O compositor Monarco da Portela, referência do samba nacional, se apresenta no Coreto da Praça Antonio Prado, no dia 8 de dezembro, às 18h, com o grupo Terreiro de Compositores, um movimento cultural da zona leste que traz canções autorais interpretadas em rodas de samba semanais.

O grupo Na Palma da Mão, em conjunto com o cantor Royce do Cavaco, faz uma roda de samba com sucessos de várias épocas no dia 9 de dezembro, às 16h, na Praça da República.

Para finalizar a programação no Centro, o samba de terreiro será reverenciado pelo Glória ao Samba na Praça das Artes, no dia 10 de dezembro, a partir das 14h. Em homenagem aos dez anos de formação, rodas de samba apresentarão repertório de sambas de quadra, sambas-enredo de escolas que estão fora do eixo das grandes escolas cariocas, além de samba de terreiro.

Completando a programação, a Casa de Cultura de Santo Amaro recebe o tradicional Samba da Vela às segundas-feiras, às 20h. Já, a Casa de Cultura do M’Boi Mirim recebe, no dia 3, o grupo Samba da Cultura, às 18h.

Programação completa:

CENTRO

Samba de Rainha convida Marina de La Riva
| Dia 1º, às 18h. Praça do Patriarca, Centro.

Pagode da 27 convida Fabiana Cozza
| Dia 2, às 16h. Boulevard São João.

Terreiro de Compositores convida Monarco da Portela
| Dia 8, às 18h. Coreto da Praça Antonio Prado.

Na Palma da Mão convida Royce do Cavaco
| Dia 9, às 16h. na Praça da República.

Glória ao Samba
| Dia 10, às 14h. na Praça das Artes.

CASAS DE CULTURA

Samba da Vela
| Às segundas-feiras, sempre às 20h. Casa de Cultura de Santo Amaro.

Samba da Cultura
| Dia 3, às 18h. Casa de Cultura do M’Boi Mirim.