Exposição Escola de Histórias, de Bárbara Bragato, retrata o dia a dia de uma escola indiana (Foto: Bárbara Bragato)
EXPOSIÇÕES

Projeto MIS Itinerante traz exposições fotográficas de destaque para centros culturais

Centros culturais da Vila Formosa, Cidade Tiradentes e Penha recebem exposições de Bárbara Bragato, Paula Clerman e Jorge Sato

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Museu da Imagem e do Som traz para centros culturais da cidade três exposições fotográficas de destaque já exibidas no MIS, por meio do projeto MIS Itinerante.

A partir do dia 21 de outubro, o Centro Cultural da Penha exibe Escola de Histórias, de Bárbara Bragato, projeto que retrata o dia a dia de uma escola indiana, buscando compreender a infância como uma fase da vida, na qual a escola tem um papel essencial para sua formação como ser humano. A série integra o programa Nova Fotografia, seleção de jovens fotógrados que se distinguem pela qualidade e inovação de seus trabalhos.

Já no Centro Cultural de Vila Formosa acontece, a partir de 28 de outubro, a exposição Beleza Americana, de Paula Clerman. A mostra é o resultado de uma pesquisa que visa discutir os padrões de beleza e comportamento na sociedade norte-americana, sob um olhar brasileiro. Paula Clerman escolheu como locação do ensaio fotográfico a praia, lugar no qual se delimitam espaços temporários de extensão da casa das pessoas, onde parte da intimidade e da cultura de cada um é revelada através da construção destes microespaços.

A partir do dia 27 de novembro, o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes recebe São Paulo Neo Noir, de Jorge Sato. O conceito do ensaio não é registrar a metrópole de forma documental, mas buscar referências no passado para criar uma possível imagem sobre o futuro, usando a atmosfera misteriosa e sombria do “Neo Noir” como base conceitual e de estilo estético. A série foi realizada com uma câmera “Lo-Fi”, que é conhecida por sua limitação técnica e certa imprevisibilidade nos resultados, e um acessório chamado Splitzer – que permite expor apenas parte do frame, possibilitando múltiplas exposições com fusões mais controladas, diretamente no filme 35mm. O processo de revelação foi baseado em experimentos com cromos e negativos em Cross e Push Processing, para atingir um aspecto futurista e onírico.

Escola de Histórias, de Bárbara Bragato Projeto MIS Itinerante

De 21 de outubro de 2017 a 21 de janeiro de 2018, terça a domingo, das 10h às 22h

Beleza Americana, de Paula Clerman Projeto MIS Itinerante

De 28 de outubro de 2017 a 28 de janeiro de 2018, de terça a domingo, das 10h às 22h