Portal da Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo
Peça é inspirada no clássico homônino do escritor britânico Robert Louis Stevenson (Foto: Sergey Omshenetsky)
GAROTADA

Premiado na Rússia, “A Ilha do Tesouro” chega ao Teatro Arthur Azevedo

Temporada se estende entre os dias 20 de janeiro e 25 de fevereiro

Em 2017, a montagem brasileira de “A Ilha do Tesouro” foi premiada pela criatividade do autor (Fábio Superbi) e originalidade da peça no Festival Internacional de Teatro de Bonecos, na cidade de Omsk, na Sibéria (Rússia). Na ocasião, apresentaram-se grupos de 15 países. Agora, a partir do dia 20, a produção da Cia. O Que De Que, inspirada no clássico homônino do escritor britânico Robert Louis Stevenson, é apresentada no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca.

Sem dizer uma palavra, apenas manipulando os bonecos, confeccionados por ele próprio, o ator Rodrigo Andrade conta as aventuras de Jim, um garoto de 11 anos. Na história, o menino atravessa os mares dentro de um navio, enfrenta piratas, vence os perigos de uma ilha deserta, encontra um fantasma e, por fim, descobre sua missão.

“Não preciso falar nada”, explica Andrade. “O desenrolar da trama, apenas com a movimentação dos bonecos e objetos, fala por si só. Os fatos são entendidos por todos. Tanto é que as apresentações que fiz na Rússia e na Índia foram perfeitamente compreendidas”. O ator interage com a plateia e, embora não utilize diálogos, se vale de efeitos como bolhas de sabão, fumaça, imitação de animais e jatos de água. “Para a confecção dos bonecos e objetos, usei apenas materiais reciclados, entre eles garrafas térmicas, novelos de lã e papelão”, diz Andrade.
Além de escrever o texto, Fábio Superbi dirige o espetáculo, que tem trilha sonora especialmente criada por Ricardo Pesce, cujos ritmos variam de acordo com o que acontece no palco.

Por Gilberto De Nichile

A Ilha do Tesouro Teatro Infanto-juvenil

Livre 16,00

Local

Todo dom e sáb de 20 de janeiro a 25 de fevereiro de 2018 às 16:00
Dia 25 de janeiro de 2018 às 16:00

Publicado por

Nathália Gabriel
Mais informações