Celulares iluminam a cena do espetáculo (Foto: Divulgação)
DANÇA

Novo projeto de Ale Kalaf insere o flamenco no espaço urbano

“Experimentos Concretos” tem dez apresentações em casas de cultura e bibliotecas a partir do dia 24 de janeiro

No ano de 1974, o escritor francês George Perec chegou à Praça Saint-Sulpice, em Paris, e permaneceu no local por três dias seguidos, observando e fazendo anotações de tudo o que via naquele espaço urbano. Dessa experiência de voyeur surgiu o livro “Tentativa de esgotamento de um local parisiense”, fonte de inspiração para a pesquisa da bailarina Ale Kalaf. Como parte da construção de um novo espetáculo, contemplado pela 23ª edição do Fomento à Dança, a dançarina apresenta “Experimentos Concretos” em diversas casas de cultura e bibliotecas a partir do dia 24 de janeiro.

A proposta, nessa etapa inicial do processo, é trazer o flamenco para a cidade, usando figurinos urbanos e a inclusão de movimentações cotidianas, como o ato de mandar mensagens ou abrir um jornal. “As meninas estão com roupas casuais, bolsas e celulares”, afirma a bailarina, que sobe ao palco acompanhada de mais oito dançarinas. ”Quanto à movimentação, esta não segue nenhum modelo de flamenco tradicional”. Marcada por experimentações, essa primeira etapa busca integrar uma abordagem contemporânea ao estilo de dança originário das culturas cigana e mourisca. “O caminho coreográfico escolhido, assim como na narrativa de Perec, não tem regras, cadência ou hierarquia”, conclui. Há, por exemplo, um número de sapateado no qual a dançarina se movimenta com um livro na mão. Em outro, o barulho de abrir uma lata de refrigerante se mistura ao das palmas flamencas.

Para a segunda parte do espetáculo, previsto para estrear em setembro, Ale irá simular por três dias a experiência de Perec de observação do entorno urbano.

Por Gabriel Fabri

Dança Experimentos Concretos