Portal da Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo
Cena de “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), clássico de Miyazaki (Foto: Divulgação)
CINEMA

Mostra “Verão Okatu” traz animações japonesas ao CCSP

Conhecidas como animes, produções são exibidas entre 16 e 26 de janeiro

Durante a Segunda Guerra Mundial, a ocupação norte-americana em solo japonês importou para o país inúmeras influências culturais, dentre elas as animações, especialmente dos estúdios Disney. Artistas locais inspiraram-se na técnica para criar suas produções, batizadas de animes (uma variação de “animation” em inglês).

Para dar foco a essa arte, o Centro Cultural São Paulo exibe, entre os dias 16 e 26, a mostra Verão Otaku. No Brasil, o termo japonês “otaku” refere-se aos fãs de animes e mangás. A programação exibe clássicos da animação japonesa, filmes menos conhecidos do grande público e duas maratonas com episódios das séries “One Punch Man” e “Usagi Drop”.

Clássicos japoneses

Uma das animações mais icônicas do Japão, “Akira” (1988), de Katsuhiro Ôtomo, é um dos destaques da programação. O longa conta a jornada de um líder de motoqueiros que tenta salvar um amigo envolvido em um projeto governamental ultrassecreto.

Cofundador do Studio Ghibli, uma das grandes produtoras de animações japonesas, Hayao Miyazaki tem dois filmes exibidos na mostra: “Nausicaä do Vale do Vento” (1984) e “O Castelo de Cagliostro” (1979), este último exibido em versão dublada para o público infantil. Durante sua carreira, o diretor ganhou diversos prêmios, como o Urso de Ouro, no Festival Internacional de Cinema de Berlim, pela animação “A Viagem de Chihiro” (2003), produção que também faturou o Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ainda lhe concedeu um Oscar honorário em 2014.

Produções recentes

Além dos filmes mais famosos, a mostra oferece a oportunidade de se assistir a produções recentes e pouco conhecidas. Dentre elas, estão a animação adulta “Gantz: O” (2016), de Yasushi Kawamura e Keiichi Saitô, que conta a história de um homem que morre em um acidente e acorda em um quarto desconhecido; e a infantil “O Garoto e o Demônio” (2015), de Mamoru Hosoda, longa sobre a amizade entre um menino e uma fera sobrenatural. Este filme tem exibição dublada.

Maratona de séries

No dia 20, acontece a maratona da série “One Punch Man”. São exibidos todos os 12 episódios da primeira temporada. Adaptação do mangá escrito por One, a produção conta a história de um super-herói em busca de um oponente à sua altura.

Já no dia 21, são apresentados todos os episódios de “Usagi Drop”, um estudo sobre a experiência de ser pai. A história acompanha um homem que se vê, de repente, responsável por uma menina de 6 anos.

Por Gabriel Fabri

Confira a programação completa: http://centrocultural.sp.gov.br/site/eventos/evento/verao-otaku-mostra-de-animacao-japonesa/