Espetáculo Cabeça de Nego (Foto: Divulgação)
TEATRO E CIRCO

Mostra de Circo de Rua traz artistas para oficinas e espetáculos

Apresentações ocorrem no Centro de Memória do Circo e na rua próxima, a Dom José de Barros, nos dias 11, 18 e 22 de janeiro

Organizada pelo Centro de Memória do Circo, a Mostra de Circo de Rua traz para o público o charme e a irreverência dessa forma de circo, em apresentações que acontecem no Centro de Memória do Circo e na Rua Dom José de Barros. As atrações ocorrem entre os dias 11 e 22 de janeiro e reúnem performances, bate-papos, oficinas e brincadeiras.

A programação é divida em ciclos, sendo que, a cada semana, há uma apresentação diferente. No primeiro, que acontece nos dias 11 e 12 de janeiro, o palhaço argentino Chacovachi participa de um bate-papo sobre circo de rua e encena  o espetáculo “Cuidado! Um Palhaço Mau Pode Arruinar Sua Vida!”.

Já no dia 18, o ator e palhaço João Carlos Artigos faz uma adaptação para a rua de “Cabeça de Nego”, espetáculo que costuma ser realizado em teatros. Artigos foi um dos fundadores do Teatro de Anônimo, do Rio de Janeiro. É também responsável por realizar o Anjos do Picadeiro, festival considerado o maior encontro de artistas circenses no Brasil. No dia 19, ele participa de um bate-papo com profissionais da área e oferece, ainda, uma oficina com o tema “O Espaço do Jogo”, focada no desenvolvimento da brincadeira e visando a compreensão da definição do riso na dramaturgia. “A brincadeira é esse lugar situado entre o espaço e tempo do esquecimento. Quando você brinca, esquece da vida”, diz o palhaço.

No terceiro e último ciclo, que acontece no dia 22 de janeiro, o grupo Circo no Beco promove um encontro de jogos circenses com a participação do público. Em seguida, a companhia apresenta Palco Aberto, atividade em que o público pode fazer performances de forma espontânea. O encerramento fica por conta da apresentação do espetáculo “Cabaré Circo no Beco”.

Por Wesley Morais

Mostra de Circo de Rua Apresenta: Cabeça de Nego