DJ KL Jay apresenta repertório com grandes sucessos da história do hip hop (Foto: Divulgação)

Mestre das pick-ups, KL Jay faz série de apresentações em Casas de Cultura

DJ está na programação do mês de fevereiro e realiza shows entre os dias 17 e 25

Kleber Simões, mais conhecido como KL Jay, cresceu na periferia de São Paulo e tem como a maior lembrança da infância as rádios que ouvia com sua mãe. Nos anos 80, ao lado de Mano Brown, Edi Rock e Ice Blue, foi um dos fundadores do grupo Racionais MC’s, considerado o mais importante do rap nacional, mantendo em paralelo a carreira solo como DJ. Em fevereiro, entre os dias 17 e 25, o rapper se apresenta em Casas de Cultura, em shows que misturam trabalhos autorais com os de outros músicos.

As apresentações trazem um repertório de originais do hip hop que se tornaram referência para o seu trabalho, como o DJ Easy Lee, do Kool Moe Dee, sua maior influência. “O ‘scratch’ é o método que produz vários tipos de sons quando a gente arranha o disco de vinil e, nos anos 90, era muito comum os DJs fazerem somente com álbuns importados. Quando eu o vi fazer isso em cima da música “Você mentiu”, de Tim Maia, percebi a relevância da cultura brasileira e comecei a entrar em cena”, conta.

O DJ se tornou o responsável pelas “batidas” de raps que marcaram os anos 90 como “Pânico na Zona Sul”, “Tempos difíceis” e “Mágico de Oz”, do Racionais MC’s. Em 2003, lançou o seu primeiro álbum solo, “KL Jay Na Batida – Vol III” e, em 2008, o “Fita Mixada – Rotação 33”, ambos com trabalhos de outros artistas e participações especiais. O próximo projeto, “KL Jay Na Batida – Vol II – No Quarto Sozinho”, está previsto para ser lançado em março de 2018 e conta com a parceria do funkeiro MC Guimê.

Por Juliana Pithon

DJ KL Jay