A história é composta por 13 cenas, cada uma retratando, de forma cronológica, momentos da vida dos personagens (Foto: Divulgação)
TEATRO E CIRCO

Mario Bortolotto dirige peça autoral da década de 80

‘À Meia-Noite um Solo de Sax na Minha Cabeça’ integra programação do Circuito Municipal de Cultura entre 13 e 28 de janeiro.

Billy e Jesse são amigos desde o berçário e mantiveram os laços de amizade independentemente dos diferentes rumos que seguiram na vida. Assim se resume À Meia-Noite um Solo de Sax na Minha Cabeça, espetáculo que acompanha cada fase na vida dos personagens, desde bebês até adultos. Escrita e dirigida por Mario Bortolotto, a peça faz parte do Circuito Municipal de Cultura e é encenada, entre os dias 13 e 28 de janeiro, nos Teatros Zanoni Ferrite e Martins Penna e nos Centros Culturais Tendal da Lapa, da Juventude, do Jabaquara e Olido (Sala Paissandu).

Billy é um ativista político e idealista. Sem dinheiro, o personagem já era inquieto e possuía uma consciência crítica desde criança. Na contramão do caminho traçado por ele, está Jesse, que era rico quando criança e optou por uma vida com mais estabilidade financeira. Isso, porém, não impediu que ambos continuassem amigos. “As diferenças entre os dois é superada pela amizade. Um dos personagens cai na clandestinidade nos anos 70, foge do país e só consegue voltar com a anistia. O outro pensa totalmente diferente. É um sujeito de direita”, afirma Bortolotto.

A história é composta por 13 cenas, cada uma retratando, de forma cronológica, momentos da vida dos personagens. Para a troca de cenas, um saxofone é tocado ao fundo, enquanto os atores Henrique Stroeter (Jesse) e Fábio Espósito (Billy) correm contra o tempo para vestirem os figurinos característicos da próxima fase do espetáculo.

Escrito em 1983, o texto passou por diversas direções, como a de Cibele Forjaz, e já contou com Raul Cortez no elenco.

Por Wesley Morais

À Meia-Noite Um Solo de Sax na Minha Cabeça