Portal da Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo
Leia Mulheres apresenta leitura escrita por Jane Austen. (Foto: Divulgação)
PALESTRAS, DEBATES E ENCONTROS

Jane Austen é tema da próxima edição do Leia Mulheres

CCSP recebe, em única sessão, o projeto Leia Mulheres, com leitura de “Lady Susan” no dia 27 de janeiro

Inspirado no projeto #readwomwen2014 da escritora britânica Joanna Walsh, o Leia Mulheres se tornou um clube de leituras para valorizar obras literárias escritas por mulheres. Idealizado por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, hoje em seu terceiro ano, o projeto traz em sua próxima edição, que acontece no CCSP, o livro “Lady Susan”, de Jane Austen. A leitura é inédita e tem única sessão no dia 27 de janeiro.

Disseminando rodas de conversas não apenas em São Paulo, mas também em cidades como o Rio de Janeiro e Curitiba, o grupo promove debates com o objetivo de valorizar a importância da mulher não só na literatura, como na sociedade. “O legal do clube de leitura é que um encontro nunca será igual ao outro. Pedimos que os participantes leiam os livros antes, e lá debatemos não apenas como o livro foi escrito, mas também pegamos temas nele expostos e trazemos para a nossa realidade”, diz Michelle Henriques.

Nesta edição, o Leia Mulheres traz o polêmico “Lady Susan”, de Jane Austen, em que a personagem principal, recentemente viúva, busca um novo casamento baseado em interesses, ao mesmo tempo em que tenta arrumar um marido rico e tolo para sua filha. Na obra estão presentes questionamentos morais, característica singular das produções de Jane Austen. Além de “Lady Susan”, Austen também é reconhecida por clássicos como “Razão e Sensibilidade” e “Orgulho e Preconceito”.

A obra foi escrita em 1794 e publicada apenas em 1871, trazendo polêmicas ainda presentes nos dias atuais. “A sociedade ainda espera uma atitude mais passiva por parte da mulher. Apesar de ser uma viúva, Lady Susan é uma mulher independente, as escolhas fazem parte do seu cotidiano. O encontro discute o lugar da mulher na sociedade, uma mulher que o mundo não espera porque ela faz o seu próprio destino”, afirma Juliana Gomes.

Por Aryanne Valgas

Leia Mulheres Jane Austen é tema da próxima edição do Leia Mulheres

Livre Grátis

Local

Dia 27 de janeiro de 2018 às 16:00

Publicado por

Secretaria Municipal de Cultura
Mais informações