O Grupo Batakerê surgiu em 2000 com o objetivo de pesquisar o cruzamento entre dança, música e brincadeiras (Foto: Divulgação)
DANÇA

Grupo Batakerê traz danças e ritmos afrobrasileiros

Samba de roda, jongo, afoxé e bumba meu boi fazem parte do repertório do grupo, que se apresenta em janeiro e fevereiro em bibliotecas e casas de cultura

Ciranda, afoxé, maculelê, capoeira, samba de roda, jongo, samba reggae, puxada de rede e bumba meu boi. Inspirado nessas e outras expressões artísticas das culturas afrobrasileira e indígena, o grupo de dança, canto e percussão Batakerê montou o espetáculo musical “Cânticos que encantam”, que será apresentado, em janeiro e fevereiro, em Bibliotecas e Casas de Cultura.

“O que mais nos interessa nesse trabalho”, diz Verinha Curado, produtora e pesquisadora do grupo, “é proporcionar a integração e interação com o público, valorizando a espontaneidade, a oralidade e as ações coletivas, próprias da cultura brasileira. Por isso, nossos espetáculos são concebidos para serem levados a espaços onde o público possa ter acesso ao palco. Acreditamos que esse diálogo entre diferentes culturas pode proporcionar um espaço democrático de aprendizado”, diz.

O Grupo Batakerê surgiu em 2000, a partir do encontro de cinco jovens da Zona Leste de São Paulo com o artista e educador Pedro Peu, com o objetivo de pesquisar o cruzamento entre dança, música e brincadeiras, presentes nos ritmos e danças da cultura popular brasileira.

Por Gilberto De Nichile

Cânticos que encantam Batakere