Personagens de clássicos da literatura ganham vida no espetáculo "A Festa" (Foto: Divulgação)
GAROTADA TEATRO E CIRCO

Grupo Arte Simples de Teatro apresenta peça inspirada em clássicos da literatura

Livre adaptação de romances de Oscar Wilde e García Márquez será encenada entre os dias 3 de abril e 30 de maio

“A Festa” é um dos primeiros espetáculos montados pelo Grupo Arte Simples de Teatro. Inspirada nos clássicos da literatura “O Aniversário da Infanta”, de Oscar Wilde, e no conto “Blacamán, o Bom Vendedor de Milagres”, de Gabriel García Márquez, a peça passou por diversos lugares, de Heliópolis a Guiné-Biassau, e agora chega às bibliotecas municipais, integrando a programação do Biblioteca Viva. As apresentações acontecem entre os dias 3 de abril e 30 de maio.

Com direção de Tatiana Rehder, o espetáculo conta a história de Maria Joaquina, uma princesa mimada que mora em um reino onde nada lhe falta. No dia de seu aniversário, sua única exigência é ganhar um presente impossível e inesquecível. Movimentando todos à sua volta, da Rainha aos trabalhadores, a solução foi buscar algo extraordinário fora do palácio. Durante a procura, o Conselheiro Real, Sr. Blacamán, personagem construído a partir de conto de García Márquez, descobre nas redondezas um menino muito esperto brincando com bolinhas na rua. Assim como no romance de Oscar Wilde, em que a infanta ganha um anão, na peça a princesa recebe a visita do menino, e é a partir deste encontro que a aventura começa.

“A dramaturgia é um convite para a imaginação das crianças. Elas entram em cena sem precisarem ser chamadas. Outro elemento fundamental é a trilha sonora. Com o violão, a flauta, o violino e a sanfona, o maestro envolve o público com os personagens transmitindo uma mensagem de esperança através da diversão”, conclui Rehder.

Por Juliana Pithon

A Festa