Espetáculo é inspirado em livro de contos de Graciliano Ramos (Foto: Vitor Meloni)
GAROTADA TEATRO E CIRCO

Grupo 59 põe no palco o lado infantojuvenil de Graciliano Ramos

Espetáculo musical “Histórias de Alexandre” será apresentado no Teatro João Caetano entre os dias 31 de março e 15 de abril

Conhecido, principalmente, pelos clássicos Vidas Secas, São Bernardo e Angústia, o escritor Graciliano Ramos também produziu obras dirigidas ao público infantojuvenil. É o caso do livro de contos Histórias de Alexandre, de 1944, calcado no folclore nordestino.  Inspirado nessa produção, o Grupo 59 de Teatro apresenta o musical Histórias de Alexandre, entre os dias 31 de março e 15 de abril, no Teatro João Caetano.

O velho Alexandre é o protótipo do fanfarrão e mentiroso do sertão. Com um olho torto e fala mansa e bonita, gosta de reunir as pessoas em sua modesta moradia para contar seus “causos”, que são atentamente acompanhados pela plateia presente.

O Grupo 59, com sua musicalidade característica, criou coletivamente as canções a partir de passagens do texto de Graciliano. O repertório traz emboladas, repentes, rezas, canções populares e modas de viola, interpretadas pelos atores e acompanhadas ao vivo por violão, viola, acordeom, flautas, pífaro, berimbau e percussão.

A direção é de Cristiane Paoli Quito e integram o elenco Carol Faria, Felipe Alves, Felipe Gomes Moreira, Fernando Oliveira, Gabriel Bodstein, Gabriela Cerqueira, Jane Fernandes, Nathália Ernesto, Nilcéia Vicente, Ricardo Fialho e Thomas Huzszar.

Formado por doze atores da Escola de Arte Dramática (EAD/USP), o Grupo 59 tem como foco de trabalho a criação coletiva, o aperfeiçoamento técnico do ator e a musicalidade na cena. Entre outros trabalhos, já montou as peças O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Mockinpó – estudo sobre um homem comum, A Última História e Terra à Vista.

Histórias de Alexandre

Livre R$16