Roteiro de Reinaldo Maia é encenado há 40 anos.
GAROTADA

Folias D’Arte apresenta peça com diversos finais alternativos

Espetáculo “Chiquita Bacana no Reino das Bananas” volta aos palcos durante o mês de setembro

Uma surpresa a cada final. É assim que a Folias D’arte vem apresentando a peça teatral “Chiquita Bacana no Reino das Bananas” ao longo dos últimos 40 anos. A história, dirigida por Dagoberto Feliz, terá seis exibições em bibliotecas e centros culturais no mês de setembro.

O texto continua fiel ao escrito em 1977 pelo dramaturgo Reinaldo Maia, que conta a história de Chiquita, menina acusada de ter comido uma banana do rei Leonino, líder do reino das bananas. Outros animais, como duas girafas, um coelho e um elefante incrementam o enredo, junto a um exército de macacos. Segundo o diretor, a obra é uma crítica à sociedade brasileira daquela época: “havia uma alusão clara ao pensamento social sobre o Brasil na década de 70, onde aconteciam diversas injustiças sociais. Na própria história, é um tanto quanto irônico uma menina ser condenada por comer uma banana onde a fruta existe em abundância “, afirma Feliz. Apesar de ser encenado há 40 anos, o roteiro original nunca passou por grandes adaptações. Quanto a isso, o diretor desabafa: “É uma pena que o mundo tenha mudado pouco, as pessoas ainda são acusadas injustamente de algo que não deveria ser nem considerado um crime”, explica.

No início da peça, os personagens são sorteados entre os atores, fazendo com que todos eles sempre desempenhem papéis diferentes ao decorrer da temporada. Além disso, os finais também mudam a cada apresentação, uma vez que são escolhidos na hora pelo público e pelo elenco, de maneira divertida e interativa . “Todos os caminhos da trama seguem a ideia original, somente o final do espetáculo será definido por todos, plateia e atores”, conclui o diretor.

Por: Wesley Morais

Chiquita Bacana no Reino das Bananas

Dia 28 de setembro de 2017 às 15:00 (retirada de ingressos com uma hora de antecedência)

Dia 20 de agosto de 2017 às 10:00