Região de Pinheiros atingida pela enchente no ano de 1929 (Foto: Divulgação)
EXPOSIÇÕES

Exposição fotográfica retrata enchentes de São Paulo no século 19

Em comemoração aos 464 anos de São Paulo, a abertura da mostra acontece no aniversário da cidade, dia 25 de janeiro, na Casa do Tatuapé

Com mais de 30 registros fotográficos da cidade de São Paulo no período entre 1862 a 1950, a exposição “Inundações em São Paulo” reúne parte do trabalho de Militão Augusto de Azevedo, um dos fotógrafos brasileiros mais importantes do século 19. As fotografias selecionadas descrevem o crescimento urbano, a extensão dos alagamentos e o caráter emergente da situação populacional naquela época. A mostra acontece na Casa do Tatuapé, de 25 de janeiro até 25 de março.

As imagens formam um conjunto de documentos sobre as enchentes em diferentes momentos e situações da cidade ao longo dos últimos séculos e fazem parte do Acervo Iconográfico do Museu da Cidade de São Paulo e do Departamento do Patrimônio Histórico da capital. A mostra exibe também a integração de rios e várzeas no perímetro urbano, além das obras de retificação e canalização do Tietê.

Por Juliana Pithon

Inundações em São Paulo

Todo dom, ter, qua, qui, sex e sáb de 25 de janeiro a 25 de março de 2018 às 09:00