A professora Márcia Pavão utiliza a Yoga e a contação de história para estimular as crianças (Foto: Divulgação)
CURSOS E OFICINAS

Evento une yoga e contação de histórias

Biblioteca Hans Christian Andersen recebe as atividades nos dias 19 de novembro e 10 de dezembro

Nos dias 19 de novembro e 10 de dezembro, a Biblioteca Hans Christian Andersen promove a oficina “Yoga e Contação de História na Biblioteca: experienciando a história do corpo”. O objetivo da oficina, voltada para crianças, e idealizado pela professora Márcia Pavão, é de juntar os benefícios da prática da Yoga e desenvolvê-los utilizando a forma lúdica da contação de histórias.

Márcia Pavão começa a atividade contando histórias que envolvem as crianças por meio de ilustrações de livros cujos temas trabalham com emoções, perigos e aventuras. Em seguida, as crianças são levadas a explorar as sensações vividas pelos protagonistas dos livros por meio de posturas e movimentos de Yoga que trabalham respiração, força e equilíbrio, ao mesmo tempo em que trabalham valores que influenciam na formação do caráter da criança. “A Yoga tem como base princípios éticos como a não violência, a sinceridade, a paz, o respeito e o amor. Esses valores são transmitidos para as crianças durante as aulas”, realça Márcia.

Entre outras técnicas, a atividade trabalha também a atenção e a concentração, necessárias em uma era em que a velocidade e o excesso de informações expõem as crianças de forma excessiva, o que pode resultar em diagnósticos como hiperatividade e déficit de atenção. “Dessa forma, a Yoga trás a possibilidade de ensinar a criança (e adultos) a fazer uso de recursos simples que estão presentes em nós mesmos (autonomia). Assim, é possível diminuir o ritmo e abrir espaços internos para a criatividade através dos exercícios propostos e de boas histórias”, conclui.

Por Bruna Pinheiro

Yoga e contação de histórias na Biblioteca Com Márcia Pavão