Peça conta história de amizade entre uma árvore e uma criança (Foto: Divulgação)
GAROTADA TEATRO E CIRCO

Espetáculo de sombras chega a bibliotecas e casas de cultura

“Árvore Generosa”, do Grupo Ecozóico, está em cartaz entre os dias 4 de abril e 25 de maio

Com direção de Felipe Rocha, o espetáculo teatral infantil “Árvore Generosa” conta, por meio da linguagem do teatro de sombras, a história de amor e amizade entre um menino e uma árvore, ressaltando a importância da relação entre a criança e a natureza. Inspirada no romance homônimo de Shel Silverstein, a peça nasceu como proposta de educação ambiental, com o intuito de transmitir mensagens de responsabilidade social planetária, sustentabilidade e cidadania. As apresentações acontecem entre os dias 4 de abril e 25 de maio, em bibliotecas municipais – integrando o programa Biblioteca Viva –, e casas de cultura.

A montagem das sombras é feita com quatro tipos de focos de luz, principalmente com a incandescente, responsável pelas transições de uma cena para outra. Além disso, é ela que funciona com a “silhueta” encostada na tela. As silhuetas são os cenários e personagens (árvore, criança, sol) feitos por diversos tipos de materiais, como, por exemplo, papel, caixas, vitrais coloridos e até chapas de raios-X. O objetivo é fazer com que a projeção da cena na parede ultrapasse a sensação de intangível e aproxime a narrativa da realidade. A apresentação é acompanhada por músicas clássicas como “A Truta”, de Franz Schubert, “Dança Norueguesa”, de Edvard Grieg e “Malagueña”, de Isaac Aléniz.

“Assim como o texto, a dramaturgia é muito sutil e mostra o panorama da relação do homem com a natureza. Enquanto somos crianças, nos importamos muito mais com a saúde do meio ambiente porque há uma troca de generosidade com o planeta. Já quando ficamos adultos, nos tornamos ambiciosos e deixamos de nos interessar por experiências e conhecimentos ecológicos. Resumindo, a gente cresce e esquece que a árvore vale muito mais que a sua madeira”, explica Felipe Rocha.

Por Juliana Pithon

Árvore Generosa