Portal da Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo
Espetáculo resgata dança afro da Guiné (Foto: Beatriz Varella)
DANÇA

Espetáculo da Trupe Benakdy explora lados femininos e masculinos do ser humano

“Nimba” procura explorar as duas facetas do ser humano por meio de dança originária da Guiné

O psiquiatra e psicólogo suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), analisou, em seus estudos, os conceitos de anima (inconsciente feminino presente nos homens) e animus (inconsciente masculino presente nas mulheres). “Nimba”, espetáculo de dança afro que será apresentado pela Trupe Benakdy entre os dias 17 e 26, em diferentes espaços da cidade, procura explorar essas duas facetas do ser humano.

“Nosso objetivo é prestar uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres. Acreditamos que, independentemente do gênero, toda pessoa traz em si energias masculinas e femininas, que tem a potencialidade de gerar, criar, acolher e transmutar”, explica o grupo.

Na mitologia africana, Nimba é uma entidade originária dos povos Baga, que vivem na Guiné, na parte mais ocidental do continente africano. É considerada uma divindade da abundância e fertilidade.

A Trupe Benkady é um grupo de pesquisa em dança e ritmos de matriz africana, em especial da cultura Mandingue, das etnias Malinké, Soussou, e dos povos da Guiné Conacri. Em suas apresentações, elementos dessas culturas milenares se descortinam e são colocados em cena pra o público, numa releitura da dançarina e coreógrafa Flavia Mazal, coordenadora da Trupe.

O espetáculo traz os dançarinos Flávia Mazal, Rafael Rodrigues, Wangles Kelson Barros, Nathalia Freitas, Ton Moura e Vitor Dias; e os músicos Hiles Moraes, Leandro Santos e Oumar Sadio.

Por Gilberto De Nichile

Nimba Trupe Benkady

Livre Gratuito

Local

Dia 17 de novembro de 2017 às 19:00
Dia 18 de novembro de 2017 às 19:00

Publicado por

Divisão de Programação
Mais informações