Portal da Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo
Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) é um convite lúdico ao estudo e ao lazer (Foto: Silvia Machado)
GAROTADA

Emia Infância Viva traz apresentações de alunos e peças infantojuvenis

Programação especial também celebra os 10 anos do projeto Encontro Criança Criando Dança

Localizada em meio ao verde do Parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara, a Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) é um convite lúdico ao estudo e ao lazer. Durante este mês, o público pode conhecer parte da produção de seus alunos e artistas professores.

A programação especial Emia Infância Viva traz a Viradinha Musical, que reúne apresentações de teatro e dança, exposição, entre outras atrações. A Viradinha acontece no sábado, dia 7, e traz, além dos trabalhos de alunos e artistas professores, um espaço destinado para a criação e improvisação musical. Durante o dia, também ocorre um piquenique em que podem ser adquiridos produtos de barracas de comidas naturais e de uma feira de produtos orgânicos.

Entre os dias 16 e 20, acontece a 4ª Ocupação Teatro. Nesta edição, serão reunidos espetáculos voltados à infância, que dialogam com as práticas e processos dos artistas professores em suas turmas de teatro e interlinguagens. Os trabalhos têm relação direta com a comunidade, seja com atuação de artistas professores, de pais artistas, por meio do próprio grupo de crianças da escola e de convidados.

No fim de semana dos dias 21 e 22, ocorre mais uma edição do Encontro Criança Criando Dança, que comemora 10 anos. O projeto promove um diálogo sobre as relações entre corpo e espaço e a troca de saberes entre crianças e educadores. No dia 19, foram marcadas rodas de conversa sobre dança e infância.

A Super Semana encerra a programação especial. Entre os dias 23 e 27, crianças de diferentes turmas compartilham processos de aprendizado e trabalhos realizados durante o ano.

O que é a Emia
Fundada em 1980, a Emia parte de um conceito que entende a criança como competente naquilo que faz, respeitando seu modo de ser, pensar e criar arte. Os artistas professores dialogam com o espírito investigativo e brincante dos alunos.

A escola oferece para crianças de 5 a 13 anos, gratuitamente, cursos que integram música, dança, teatro e artes visuais. Abertas uma vez ao ano, as novas inscrições poderão ser feitas nos dias 29 e 30 de novembro, pessoalmente ou online. O link deverá ser acessado no início de novembro, no site www.prefeitura.sp.gov.br/cultura.

O sorteio para preenchimento das vagas será realizado dia 12 de dezembro.

Emia em exposição
Para contar um pouco desses 37 anos de história, o Centro Cultural Olido exibe, entre os dias 5 de outubro e 5 de novembro, a exposição Emia – Escola de Arte, Casa de Crianças, que apresenta trabalhos do acervo da instituição.