Elias Andreato em cena de "Outros Eus" (Foto: Divulgação)
TEATRO E CIRCO

Elias Andreato estrela monólogo inspirado em Fernando Pessoa

“Outros Eus” chega a oito bibliotecas em abril e integra a programação do Biblioteca Viva

Primeira peça do poeta Fernando Pessoa, “O Marinheiro” foi escrita antes mesmo de o autor criar os seus famosos heterônimos (Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro). O texto, junto com outros poemas de Pessoa, serve de inspiração para “Outros Eus”, dirigido e estrelado por Elias Andreato. O monólogo chega a oito bibliotecas em abril, integrando a programação do projeto Biblioteca Viva.

No espetáculo, Andreato vive um personagem que habita o quarto do próprio Fernando Pessoa. Ele usa da prosa e da poesia para falar sobre a angústia inerente à criação artística, entre outros temas. “Todo artista quer ser o que ainda não é”, afirma Andreato, a respeito das semelhanças de seu personagem com o poeta. “Ambos têm em comum as reflexões, na solidão noturna e também no sonho, de quem pensa sobre a vida e sobre a morte”, completa.

O ator considera “O Marinheiro” uma obra de vanguarda, pois quebra todas as regras do teatro naturalista. “Ela mantém apenas uma mise-en-scène espiritual”, explica, acentuando a presença do lado onírico do poeta no texto. Partindo dessa obra “minimalista e provocadora”, Elias pretende, com “Outros Eus”, expressar os sentimentos do autor de maneira semelhante a qual o poeta os expressou em seu texto. Nele, o marinheiro do título pode ser interpretado como um alter ego de Pessoa. “A ideia é tentar chegar próximo da alma do poeta e poder exprimir a sua delicadeza e toda a sua angústia”, revela Andreato.

O diretor espera que o público tenha uma experiência marcante com o espetáculo. “Talvez a poesia possa nos impactar com a mesma força com que a violência nos arrebata e nos amedronta”, indaga.

Por Gabriel Fabri

OUTROS EUS