Intitula por Chacrinha como “A Rainha do Bolero", Edith Veiga é convidada do projeto 70+, onde faz homensagem a Lupicínio Rodrigues (Foto: Fernando Diaz)

Edith Veiga faz shows no Circuito Municipal de Cultura

Apadrinhada por Lupicínio Rodrigues no início de carreira, cantora faz shows em homenagem ao compositor gaúcho

Diz o provérbio popular: “Quem é rei, nunca perde a majestade”. Se há alguém que faça jus a ele é a veterana cantora Edith Veiga. Nos anos 1980, ela foi intitula por Chacrinha como “A Rainha do Bolero” e, até hoje, soma mais de cinco décadas de carreira, sem nunca ter abandonado os palcos. Por essa razão, é convidada do projeto 70+ para levar o show Edith Veiga Canta Lupicínio a seis salas do Circuito Municipal de Cultura, com entrada franca. A primeira apresentação acontece no Teatro Martins Penna, dia 14 de abril, às 20h.

“O programa complementa a homenagem que faço ao meu padrinho artístico e amigo Lupicínio Rodrigues, que morreu em 1974, aos 59 anos de idade”, diz Edith, que lançou um álbum homônimo ao show. “O repertório é praticamente só com músicas dele.”

A intérprete conta que o compositor gaúcho foi importante no início de sua carreira, pois a incentivou a cantar e deu músicas suas para que ela as gravasse. Muito próxima dele, revela um lado pouco conhecido de Lupicínio: “Apesar de seu jeito simplório, era um namoradeiro de primeira. Chegou a ter sete mulheres ao mesmo tempo. Eu achava graça nos seus ‘casos’ e nas situações em que se metia, mas ele nunca deu em cima de mim, que fique bem claro. Tinha 30 anos mais que eu e me tratava com um carinho de pai para filha.”

No show, Edith é acompanhada pelo tecladista Tadeu Arrais e interpreta dez canções do compositor, entre elas as conhecidas Vingança, Nervos de Aço e Nunca. “Canto mais cinco músicas de meu repertório, como Faz-me Rir, que vendeu mais de 500 mil cópias”, finaliza a cantora.

Por Gilberto De Nichile

Edith Veiga canta Lupicínio