Portal da Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo
Projeto de cinema e arte itinerante faz exibições movidas à energia elétrica limpa (Foto: Danilo Ramos)
CINEMA

Circuito Municipal de Cultura promove sessão de cinema à luz solar

Projeto de cinema e arte itinerante faz exibições movidas à energia elétrica limpa nas casas de cultura

O projeto itinerante CineSolar, realizado pela Brazucah Produções, promove exibições de filmes a partir da energia captada pela luz do sol. Em fevereiro, O Circuito Municipal de Cultura recebe três sessões do evento, nos dias 03, 17 e 24 de fevereiro.

O CineSolar é um projeto de cinema móvel que conta com dois carros equipados viajando separadamente para atenderem diferentes cidades. Os carros são equipados com placas solares que possibilitam a conversão de energia solar para a elétrica. Uma unidade é equipada com cabine de DJ, e conta também com espaço reservado a um acervo artístico feito por participantes de oficinas artísticas realizadas em diversas cidades que já receberam o projeto.  A segunda estação móvel é chamada de CineSolar Tupã e conta com uma instalação de estúdio de TV. Para Cynthia Alaro, sócia fundadora da Brazucah Produções e idealizadora do CineSolar, as oficinas são muito impactantes. “As oficinas de vídeo e de cinema trabalham um conteúdo a partir da realidade local, com pessoas que nunca foram a um cinema e que, ao verem os filmes produzidos pelas crianças e adultos, ficam emocionadas ao conhecerem uma nova forma de ver e retratar o próprio cotidiano e os seus arredores. O que é muito especial para a comunidade e para a nós.”

Para as apresentações do Circuito Municipal de Cultura foram selecionados cinco curtas metragem e dois longas-metragem. Os curtas abordam temas educativos e de sustentabilidade voltados ao público infantil. “Nega que é nega não nega não”, que retrata o protagonismo e a força do universo negro feminino para a sociedade e as próximas gerações. O outro filme exibido, “Detox SP”, é um documentário que mostra a poluição do rio Tietê na cidade de São Paulo.

Por Wesley Morais

Cine Solar

Livre Grátis

Local

Dia 14 de janeiro de 2018 às 19:00
Dia 17 de janeiro de 2018 às 19:00
Dia 19 de janeiro de 2018 às 19:00
Dia 20 de janeiro de 2018 às 20:00
Dia 3 de fevereiro de 2018 às 20:00
Dia 17 de fevereiro de 2018 às 20:00
Dia 24 de fevereiro de 2018 às 20:00
Dia 27 de janeiro de 2018 às 20:00

Publicado por

Divisão de Programação
Mais informações