Portal da Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo
O espetáculo sobre Chiquinha Gonzaga traz em seu repertório musical quinze canções da compositora (Foto: Divulgação)
GAROTADA

Cia. das Cores encena espetáculos com bonecos no Teatro Martins Penna

Grupo apresenta “Chiquinha Gonzaga, a Menina Faceira” no dia 13 de janeiro e “Cocos e Mitos” nos dias 21 e 28

A riqueza e a diversidade da cultura brasileira sobem ao palco do Teatro Martins Penna com dois espetáculos de teatro de bonecos. No dia 13 de janeiro, a Cia. das Cores encena “Chiquinha Gonzaga, a Menina Faceira”, peça sobre a compositora carioca. Já nos dias 21 e 28, o grupo apresenta “Cocos e Mitos”, que tem como temática o folclore brasileiro.

Ambos os espetáculos buscam entreter o público infantil de maneira lúdica, com o uso de bonecos, construídos com objetos naturais ou vegetais como castanhas e folhas, e com o uso de bonecos-instrumento ou sonoros, ou seja, que possuem um instrumento musical em seu corpo ou que emitem algum som. “A personagem Iara, de ‘Cocos e Mitos’, é feita com sementes e cascas e, quando balançada, emite um som parecido com o da água”, conta Edson Gon, diretor das duas peças.

O espetáculo sobre Chiquinha Gonzaga traz em seu repertório musical quinze canções da compositora. Entre elas, “A Menina Faceira”, que dá nome ao espetáculo. “Em todas as fases Chiquinha sempre foi vibrante, inquieta, alegre, charmosa e, portanto, faceira”, explica o diretor. A palavra “faceira” significa “alegre” e define bem o tom do espetáculo, que representa a compositora com três bonecos diferentes, um para cada fase de sua vida: a Chica-Menina, a Chica-Moça e a Chica-Senhora.

Já “Cocos e Mitos” conta a história do menino Coquinho, que se perde dos pais em uma floresta. Lá, ele encontra figuras folclóricas brasileiras como o Saci, a Iara, o Curupira e o Boitatá. “O coco não é uma planta originária do Brasil, foi trazida pelos portugueses”, explica Gon. “Foi por isso que desenvolvemos a dramaturgia a partir de uma ‘Família Coco’, estrangeira, e um menino que vai descobrindo os personagens da nossa mitologia”, conclui.

Por Gabriel Fabri

CHIQUINHA GONZAGA, A MENINA FACEIRA Espetáculo Infantil

Livre GRATUITO

Local

Dia 13 de janeiro de 2018 às 16:00

Publicado por

Centro Cultural da Penha
Mais informações

COCOS E MITOS Espetáculo Infantil

Livre GRATUITO

Local

Todo domingo de 21 a 28 de janeiro de 2018 às 16:00

Publicado por

Centro Cultural da Penha
Mais informações