A peça foi inspirada na história ‘Rosinha, minha canoa’, do escritor José Mauro Vasconcelo (Foto: Mari Ferrari)
GAROTADA

Cia. Bonecos Urbanos realiza espetáculo infantil sobre meio ambiente

O evento integra a programação do Circuito Municipal de Cultura e acontece entre os dias 13 e 28 de janeiro

Com a ideia de levar às crianças uma reflexão sobre a valorização do meio ambiente por meio de uma linguagem que une educação e arte em contação de histórias, a Cia. Bonecos Urbanos apresenta o espetáculo “No curso do rio”, em cartaz entre os dias 13 e 28 de janeiro, em Casas de Cultura e Bibliotecas.

“A peça foi inspirada na história ‘Rosinha, minha canoa’, do escritor José Mauro Vasconcelos e, por ser uma literatura rica e densa que trata do amor e do respeito pela natureza, chegamos à conclusão de que não poderia ser uma apresentação apenas para entreter, mas também para educar”, explica o produtor e ator da Cia., André Maizena.

Para Maizena, as crianças se identificam facilmente com os fantoches, já que a fantasia de fazer as coisas virarem realidade é uma constante na infância. “A criança é guiada pela imaginação e acessa a consciência do cuidado com a natureza com rapidez quando é o personagem principal, Zé Dito, a árvore, o índio ou a canoa em forma de bonecos que falam com elas. Essa interação provoca resultados imediatos. Já chegamos a ver filhos chamando a atenção de pais por não terem feito o descarte do lixo de forma correta mesmo depois de ouvir sobre reciclagem durante a apresentação”, explica Maizena.

“No curso do rio” é uma experiência que amplia a visão da criança em relação às questões ambientais não de forma didática, mas como elementos da história. “Durante o espetáculo, a floresta passa a fazer parte da realidade da garotada e a gente troca conhecimento e aprendizagem a partir de sons, cores e palavras”, conclui Maizena.

Por Juliana Pithon

No Curso do Rio