Portal da Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo
1ª Mostra de Cerâmica reúne mais de 50 peças expostas. (Foto: Eliana Kanki)
EXPOSIÇÕES

Centro Cultural Olido recebe 1ª Mostra de Cerâmica

Programação conta com exposição, palestras e exibição de filmes sobre o tema, até o dia 28 de janeiro.  

A cerâmica é uma técnica empregada pelo homem desde os primórdios da humanidade, em diversas épocas e lugares, sendo até hoje utilizada seja para fins artísticos, ou utilitários, representando as expressões culturais de um povo. Para resgatar e valorizar um pouco da cultura ceramista, uma parceria entre a Galeria Central e o CCBRas – Cerâmica Contemporânea Brasileira, realiza a  1ª Mostra Curatorial – Cerâmica no Centro, que  acontece até o dia 28 de janeiro, no Centro Cultural Olido.

As 50 peças expostas foram selecionadas entre trabalhos de mais de 400 ceramistas de todos os estados brasileiros. A curadoria é do pesquisador e colecionador de cerâmica, Fernando Zelan. “A cerâmica teve seu inicio junto à descoberta do fogo, sendo utilizado para o cozimento de alimentos, e foi decisiva para a criação da agricultura, como os silos para armazenar alimentos e grãos. Desde então, essa técnica continua sendo de maior importância para a humanidade”, afirma.

A mostra revela ao público, sobretudo aos jovens, o verdadeiro valor desta técnica milenar que ainda está presente em lares e ateliês espalhados pelo mundo. São homenageados na exposição artistas como o Ikoma Sensei, Sara Carone, Kimi Nii, Célia Cymbalista, Sonia Bagaz e Lygia Reinach.

Objetos como esculturas, pratos e travessas estão presentes na exposição, criados também pelos artistas Ligia Reinach, Sara Carone e Kimi Nii. Além da exposição, a mostra faz uma programação especial para o dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo: serão realizados seminários sobre a queima de Raku, uma técnica originária do Japão, no século XVI.

Por Aryanne Valgas

Cerâmica no Centro Centro Cultural Olido recebe 1ª Mostra de Cerâmica

Livre Grátis

Local

Diariamente de 19 de novembro de 2017 a 28 de janeiro de 2018 às 13:00

Publicado por

Secretaria Municipal de Cultura
Mais informações