1ª Mostra de Cerâmica reúne mais de 50 peças expostas. (Foto: Eliana Kanki)
EXPOSIÇÕES

Centro Cultural Olido recebe 1ª Mostra de Cerâmica

Programação conta com exposição, palestras e exibição de filmes sobre o tema, até o dia 28 de janeiro.

A cerâmica é uma técnica empregada pelo homem desde os primórdios da humanidade, em diversas épocas e lugares, sendo até hoje utilizada seja para fins artísticos, ou utilitários, representando as expressões culturais de um povo. Para resgatar e valorizar um pouco da cultura ceramista, uma parceria entre a Galeria Central e o CCBRas – Cerâmica Contemporânea Brasileira, realiza a  1ª Mostra Curatorial – Cerâmica no Centro, que  acontece até o dia 28 de janeiro, no Centro Cultural Olido.

As 50 peças expostas foram selecionadas entre trabalhos de mais de 400 ceramistas de todos os estados brasileiros. A curadoria é do pesquisador e colecionador de cerâmica, Fernando Zelan. “A cerâmica teve seu inicio junto à descoberta do fogo, sendo utilizado para o cozimento de alimentos, e foi decisiva para a criação da agricultura, como os silos para armazenar alimentos e grãos. Desde então, essa técnica continua sendo de maior importância para a humanidade”, afirma.

A mostra revela ao público, sobretudo aos jovens, o verdadeiro valor desta técnica milenar que ainda está presente em lares e ateliês espalhados pelo mundo. São homenageados na exposição artistas como o Ikoma Sensei, Sara Carone, Kimi Nii, Célia Cymbalista, Sonia Bagaz e Lygia Reinach.

Objetos como esculturas, pratos e travessas estão presentes na exposição, criados também pelos artistas Ligia Reinach, Sara Carone e Kimi Nii. Além da exposição, a mostra faz uma programação especial para o dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo: serão realizados seminários sobre a queima de Raku, uma técnica originária do Japão, no século XVI.

Por Aryanne Valgas

Cerâmica no Centro Centro Cultural Olido recebe 1ª Mostra de Cerâmica