Espetáculo de Décio Ótero será encenado gratuitamente no dia 9 (Foto: Arnaldo J. G. Torres)
DANÇA

Ballet Stagium apresenta “Kuarup ou a Questão do Índio” no Theatro Municipal

Espetáculo, que estreou há exatos 40 anos, será apresentado nos dias 9 e 10 de outubro, às 20h, com entrada gratuita

Não é exagero afirmar que a história da dança paulistana se confunde com a de Marika Gidalli e Decio Otero, fundadores do Ballet Stagium, e a de sua companhia de dança. E, mais do que isto, reconhecer que o Stagium assume uma posição de vanguarda neste cenário.  Ousadia, coragem e inspiração são palavras usadas comumente para definir o papel único que tanto a companhia quanto seus fundadores tiveram na dança como forma de expressão artística, cultural e histórica.

Como forma de honrar essa trajetória que influenciou – e ainda influencia – companhias de dança, pesquisadores e admiradores em todo o Brasil, a Secretaria Municipal de Cultura leva ao palco do Theatro Municipal de São Paulo, em parceria com o Ballet Stagium, a coreografia “Kuarup ou a Questão do Índio”, de Décio Ótero nos dias 9 e 10 de outubro, com entrada gratuita.

A parceria ganha força simbólica, pois foi neste mesmo palco que o espetáculo estreou em 1977, há 40 anos, chamando a atenção para a realidade dos índios brasileiros, que naquela época estavam sendo vítimas de genocídio. Apesar do peso do tema, o coreógrafo elaborou uma obra calcada na simplicidade dos movimentos, referenciados no cotidiano de uma aldeia indígena, um dos motivos que a fez ser um dos grandes sucessos da dança contemporânea brasileira, além de destaque no extenso repertório da companhia.

Com trilha sonora original gravada na região do Alto e Baixo Xingu, este icônico trabalho do Ballet Stagium é referência histórica até os dias atuais, pois trata-se de um ato corajoso, ao usar sua arte para denunciar um crime em plena ditadura militar.

“Qualquer que seja nossa filosofia de vida, a cor de nossa pele, a origem de nossos pais, todos temos em comum algo muito importante: um amor profundo pela nossa terra” define Décio Otero. Com este chamado para a simplicidade, o Ballet Stagium convida a todos a lembrar-se de suas origens e celebrá-las com orgulho e reverência.

Ballet Stagium Kuarup ou a Questão do Índio

Dias 9 e 10 de outubro de 2017 às 20:00