Companhia belga Circo Pitanga apresenta o número "Cordas Nupciais" (Foto: David Smith)
TEATRO E CIRCO

1º Festival Internacional do Circo reúne artistas nacionais e internacionais em São Paulo

O evento gratuito acontece entre os dias 11 e 15 de abril, no Centro Esportivo Tietê, com extensão em outros locais

Arte, cultura, expressão, cores, acrobacias, malabarismos e muita palhaçada invadem São Paulo no mês de abril. O respeitável público da capital vivenciará, entre os dias 11 e 15, o universo e a magia circense do 1º FIC – Festival Internacional do Circo, promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e pela Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo.

“A Secretaria Municipal de Cultura criou várias formas de apoio às linguagens artísticas por meio de editais públicos inéditos. A realização do FIC é possível graças a um novo edital lançado em 2017 e que já apresenta resultado concreto. Estamos muito felizes com o FIC e esperamos que este seja o primeiro de vários outros festivais de artes na cidade de São Paulo”, ressalta o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

O festival contará com mais de 40 atrações vindas de diversas cidades brasileiras e também de artistas da Bélgica, Espanha, Itália, Argentina, Chile, Equador e Peru. Os espetáculos reúnem o encanto e a maestria do circo mundial, enriquecidos pelo teatro, dança e cinema. Grandes nomes e inspirações estão confirmados, como o artista Tato Villanueva, da Argentina, e o Circo Pitanga, da Bélgica. Grande parte das atividades acontece na Cidade do Circo, um espaço montado no Centro Esportivo Tietê, que contará com três lonas, palco e estrutura para apresentação de números aéreos. Uma praça de alimentação também será montada para receber os presentes com pipocas, algodão doce, cachorro quente e maçã do amor. Também serão oferecidos alimentos veganos e vegetarianos.

A abertura traz um atrativo especial: a Mostra Competitiva, onde números circenses disputam prêmios. Foram mais de 600 inscritos e apenas 12 finalistas selecionados para concorrerem a dois prêmios de R$ 5.000,00, que serão entregues para o Melhor Número de Pista e Melhor Número de Aéreo. Também serão premiados com o valor de R$ 1.000,00 os três números que receberem Menções Honrosas. O público também poderá participar como Júri Popular votando nos melhores da Mostra Competitiva.

Além da Cidade do Circo, o FIC quebra fronteiras e conquista as ruas de outras regiões de São Paulo, levando aos bairros da periferia divertidos espetáculos.

Serviço: Festival Internacional do Circo. Centro Esportivo Tietê – Avenida Santos Dumont, 843, Armênia. De 11 a 15 de abril. Grátis (acesso livre para a Cidade do Circo – Os ingressos são distribuídos 2h antes de cada espetáculo).

Lotação:
Lona Família Orfei: 700 pessoas
Lona Família Seyssel: 375 pessoas
Lona Família Queirolo: 243 pessoas
Palco Família Tangara: 800 pessoas
Palco Dona Carola: 700 pessoas

+ A Cidade do Circo tem acessibilidade para cadeirantes e conta com infraestrutura de banheiros, alimentação, segurança e ambulâncias.

+ Venha de transporte público: O Centro Esportivo Tietê fica a apenas 300 metros da Estação de Metrô Armênia e conta com 11 linhas de ônibus que saem de diversos pontos. Busque sua linha no site www.sptrans.com.br

Confira a programação completa