Portal da Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo
Coletivo Urban Sketchers convida o participante a desenhar a cidade segundo seu ponto de vista (Foto: Divulgação)
CURSOS E OFICINAS

Praça das Artes recebe encontro de desenho

Realizar desenhos de observação pode, muitas vezes, ser uma atividade solitária. Porém, não para os artistas integrantes do coletivo Urban Sketchers que, em diversas cidades e países do mundo, se reúnem para produzir e compartilhar desenhos de observação das cidades e seus espaços históricos, arquitetônicos e turísticos, seguidos de reflexões sobre as circunstâncias em que foram criados.

Criado em 2008, nos Estados Unidos, pelo catalão Gabriel Campanario, o Urban Sketchers chegou ao Brasil em 2011, pelas mãos de Eduardo Bajzek, João Pinheiro e Juliana Russo e, hoje, conta com uma rede de mais de 50 correspondentes em território nacional. Em São Paulo, o grupo é coordenado por Ronaldo Kurita, e realiza, no dia 5, na Praça das Artes, um desses encontros em que artistas e interessados se reúnem para produzir os mais diversos desenhos de observação.

“A Praça das Artes tem uma arquitetura contemporânea e moderna, com vistas variadas a partir do mesmo ponto. Pode-se ver o Anhangabaú, o Edifício Martinelli e o do Banespa, a Avenida São João, bem como o próprio prédio da Praça”, comenta Kurita, sobre a escolha do local para o encontro.

Os participantes devem levar seu próprio material, já que cada um utiliza a técnica com a qual tem mais familiaridade, e os encontros não contam com aulas ou instrução. “O encontro é livre para que cada um desenhe o que ache mais interessante”, explica o coordenador.

Pintores, arquitetos, jornalistas, publicitários, ilustradores, designers e educadores estão espalhados, também, por cidades como Salvador, Rio de Janeiro, Natal, Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Alegre. Em 2014, a cidade de Paraty (RJ) recebeu o 5º Simpósio Internacional de Urban Sketching, em 2015 foi estruturada uma Comissão Organizadora para o USk Brasil, constituída por André Lissonger (Salvador), Ronaldo Kurita (São Paulo) e Thais Canavezes (Rio de Janeiro), e, em abril de 2016, Curitiba sediou o I Encontro Nacional USk Brasil. Para setembro de 2017 já está previsto o 2º Encontro de Urban Sketchers Brasil. A participação no grupo é gratuita e aberta a toda comunidade.

Urban Sketchers Encontro de desenho

Livre Grátis

Local

Dia 5 de novembro das 14:00 às 17:00

Publicado por

Secretaria Municipal de Cultura
Mais informações