Portal da Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo
Para o diretor, o principal tema de discussão da peça é a própria lei (Foto: Patricia Ribeiro)
TEATRO E CIRCO

“12 Homens e Uma Sentença” chega ao Teatro Arthur Azevedo

Vencedora do prêmio APCA de Melhor Espetáculo, montagem do grupo TAPA reestreia dia 19 de janeiro, a preço popular

Nos Estados Unidos dos anos 1950, um jovem latino é acusado de matar o próprio pai. Seu destino fica na mão de um júri popular, composto por 12 homens escolhidos aleatoriamente. Enquanto a maioria está decidida a condená-lo à morte, um deles começa a questionar se o jovem de fato cometeu o crime. O veredito, porém, precisaria ser unânime para condená-lo ou não.

Essa é a premissa de “12 Homens e Uma Sentença”, peça escrita para a televisão em 1954 por Reginald Rose e adaptada com o mesmo nome ao cinema em 1957 por Sidney Lumet (de “Rede de Intrigas”). Com direção de Eduardo Tolentino de Araujo, do Grupo TAPA, a peça ganhou em 2010 uma montagem que venceu o prêmio APCA de Melhor Espetáculo. A encenação pode ser vista a partir do dia 19 de janeiro no Teatro Arthur Azevedo, a preço popular (R$ 20).

Para o diretor, o principal tema de discussão do texto é a própria lei – e, por consequência, o trabalho necessário para manter uma democracia funcionando. “É preciso esgotar os assuntos, esmiuçar até que as primeiras impressões e preconceitos sejam superados”, afirma Tolentino. “Nada mais oportuno no mundo de hoje, sobretudo no Brasil.”

O grupo optou por seguir o roteiro original da peça sem grandes alterações. “Adaptar para a realidade brasileira não faria o menor sentido”, explica o diretor. “Aqui não tem pena de morte, e isso na peça é central”. Ele acrescenta que uma das grandes diferenças quanto ao filme, também fiel ao texto de Rose, é que no teatro o público não tem seu olhar condicionado pela montagem dos planos, como no cinema. “No filme, o corte e a edição determinam o olhar do espectador”, conclui.

Por Gabriel Fabri

12 Homens e Uma Sentença Teatro Adulto

12 anos 20,00

Local

Dia 25 de janeiro de 2018 às 21:00
Toda sex e sáb de 19 de janeiro a 24 de fevereiro de 2018 às 21:00
Todo domingo de 21 de janeiro a 25 de fevereiro de 2018 às 19:00

Publicado por

Nathália Gabriel
Mais informações